Crítica - Feito na América (Por Junior Fernandes)

Por Junior Fernandes
Amigos da sétima arte.
Vamos de ação? O registro de hoje e sobre Feito na América, história baseada em fatos reais da vida de Barry Seal um piloto de avião que se envolve numa trama política onde os fatos históricos falam por si.
Estrelado por Tom Cruise, a trama se passa entre as décadas de 70 e 80 onde a guerra fria movimentava o mundo e principalmente boa parte da América Central e a parte Norte da América do Sul.
Tudo começa quando esse piloto de carreira cansado da rotina de sua profissão, descobre que contrabandear charutos lhe daria uma grana extra se ele não tivesse sido descoberto pela CIA que para não ser preso acaba aceitando o serviço de entregas que vão de informações fotográficas para a inteligência do governo americano ao envolvimento com armas e drogas.
Seria surreal essa história se não fosse verídica, ela engloba o Narcotráfico Colombiano do Cartel de Medellín, a guerra da Nicarágua e o Governo Americano.
Tom nos prova mais uma vez que um astro de sua magnitude pode transformar um roteiro de uma história verídica em um divertido filme despretensioso, claro que temos a famosa cena sem duble (cena da "entrega" no piloto automático).
Excelente fotografia com as cenas panorâmicas dos vôos, contamos também com a direção de Doug Liman (No Limite do Amanhã) onde também trabalharam juntos.
Tocar nas mazelas do famoso estilo de vida americano onde a terra do tudo pode acontecer está muito bem retratado nesta história.
Para que elenco de apoio se o protagonista vai do drama à comédia basicamente o tempo todo na tela, além de fazer você torcer pelo sucesso do anti-herói a narrativa em vídeo que quebra a quarta parede é primordial para o acompanhamento da sequência da história.
Ps: Nos dias de hoje, ter "um gringo que resolve todas as coisas" seria excelente!
Nota: 8,0
Nenhum comentário