Disney está bronzeando seus figurantes para "Aladdin"
O novo remake da Disney de Aladdin, do diretor Guy Ritchie está criando polêmica depois que foi relatado que 100 extras foram bronzeados com maquiagem para serem figurantes no filme.
A história surgiu no The Sunday Times, que foi posteriormente administrado por vários estabelecimentos no Reino Unido no último fim de semana passado. Onde afirmam que extras foram bronzeados porque seus papéis exigiam habilidades que não estavam disponíveis na comunidade asiática. Alguns exemplos, incluindo dublês, dançarinos e pastores de camelo.
A Disney respondeu à isso citando como a produção de Aladdin possui um elenco grande e diversificado:
"Este é o elenco mais diversificado já montado para uma produção em live-action da Disney. Mais de 400 dos 500 artistas figurantes são indianos, do Oriente Médio, Africano, Mediterrâneo e asiático."
Kaushal Odedra, um figurante de Aladdin no set comentou que ele viu 20 atores "de pele muito clara" esperando pelo bronzeamento:
"Em um set, dois guardas do palácio entraram e eu reconheci um como um ator caucasiano, mas agora ele era um árabe bronzeado. Passei pela marquise onde haviam 10 extras e dois eram caucasianos, mas tinham sido fortemente bronzeados para parecerem nativos do Oriente Médio."
Kaushal criticou ainda mais a Disney por suas ações:
"A Disney está enviando uma mensagem de que sua cor de pele, sua identidade, suas experiências de vida não valem nada e que podem ser lavadas."
O diretor de TV, Riaz Meer criticou a Disney por suas práticas, citando como "um insulto a toda a indústria", acrescentando ainda como os extras asiáticos poderiam ter sido facilmente escalados:
"O talento existe e é acessível e não é como que se extras asiáticos não pudessem ter sido contratados para atender às necessidades do filme. Falhar ao contratar talentos da identidade étnica certa para atender às necessidades claras dessa produção é simplesmente errado. Esperamos o melhor de todos os cineastas."
Aladdin é estrelado por Mena Massoud, Naomi Scott, Will Smith, Marwan Kenzari, Nasim Pedrad, Navid Negaghban, Billy Magnussen e Numan Acar.
Dirigido por Guy Ritchie, Aladdin estreia nos cinemas em 24 de maio de 2019.
Fonte: The Sunday Times
Nenhum comentário