DC Comics cancela reimpressão de histórias de "Shazam!" dos anos 40 devido a preocupações sobre seu conteúdo
Na metade do século XX, uma América diferente com regras diferentes. As revistas em quadrinhos são barômetros estranhamente precisos do clima social e, em um movimento recente, a DC informou aos varejistas que planejava reimprimir a história da década de 1940, Shazam!: A Monster Society of Evil, mas acabou descartando a ideia ( via Comicbook.com ).
A coleção de quadrinhos retrata alguns estereótipos étnicos e raciais que, infelizmente, eram comuns na época. O e-mail enviado é o seguinte:
"Depois de uma análise cuidadosa, a DC anuncia que Shazam!: A Sociedade dos Monstros do Mal - Deluxe Edition HC (JUL180783) foi cancelada devido a preocupações sobre seu conteúdo. Este título não será reimpresso."
A história em quadrinhos está esgotada desde a década de 1980, e aparentemente várias pessoas tinham conhecimento do conteúdo racista. O criador de Bones, Jeff Smith, que escreveu Shazam! antes, disse o seguinte sobre o assunto:
"Os personagens negros são retratados de maneira muito estereotipada, o que era tristemente típico da época, e os personagens japoneses também, o que, mais uma vez, era típico da Segunda Guerra Mundial. Não vejo por que eles não o reimprimem. Espero que eles o reimprimam e digam: 'Isso é o que foi feito na época, e é muito ruim, mas também faz parte da história'."
O co-fundador da Image Comics e aficionado por quadrinhos da Era de Ouro, Erik Larsen, falou sobre o assunto por meio de seu Twitter. Larsen apontou que há uma razão econômica por trás da DC que estava mesmo disposta a relançar a história em primeiro lugar:
"Eu acho que neste momento, a DC está tentando se esquivar de uma bala por causa do filme de Shazam!. Eles não querem a publicidade negativa associada ao material racista da Fawcett para o Capitão Marvel. A Monster Society of Evil é uma grande, atraente e irresistível cenoura para a DC, porque é uma longa história de várias partes que inclui todos os principais inimigos do Capitão Marvel até aquele ponto, incluindo a única aparição da Era Dourada do Mr. Mind. A maioria das histórias da Fawcett, do Capitão Marvel são relativamente curtas. Poucas são histórias de várias partes e quase nenhuma continua de uma edição para outra. Haviam 2 séries, mas a Monster Society of Evil era a única realmente longa (25 capítulos de 8-12 páginas)."
Você acha que a DC está certa em cancelar o conteúdo? Ou deveriam ter seguido a reimpressão? Conte-nos seus pensamentos na seção de comentários abaixo!
Shazam! estreia nos cinemas em 5 de abril de 2019.
Nenhum comentário