News!

Crítica - Aquaman ( Por Edmo Jr. )

homem Aranha
Por Edmo Jr.

Eis que um dos principais nomes do gênero de terror de hoje, James Wan ( Invocação do Mal 1 e 2, Sobrenatural 1 e), tem a difícil missão de trazer para as telas, Aquaman e o mundo de Atlântida, no mais novo filme da Warner Bros. e DC Films.

Aquaman conta a história de Arthur Curry, meio homem e meio atlante, que precisa tomar uma posição perante a guerra que se aproxima entre o mundo da superfície, e os Sete Reinos submersos, os sete mares. E para tal, embarcará em um missão e precisará confrontar seu irmão Orm.

Jason Momoa, mais uma vez interpreta nosso herói, agora em seu filme solo, Momoa tem o tempo que precisa para provar que não é apenas um ator de ação (algo que não seria um demérito), mas que consegue transmitir o que seu personagem sente, seja em um momento de fúria ou em família, o ator tem carisma, simpatia e capacidade para levar o filme nas costas ( para aqueles que diziam não ser capaz ). O filme é sobre seu personagem, e o mesmo não é ofuscado por nenhum dos vilões da história ( como acontece ). Mera, interpretada por Amber Heard ( linda! ), é parte vital da jornada de Arthur, seja nas profundezas ou em sua busca na superfície, Mera é uma poderosa aliada, existe química entre Momoa e Heard, algo que é demonstrado em tela com a evolução de seus personagens. Willem Dafoe, interpreta Vulko, que serve como uma espécie de mentor para Arthur, Dafoe não erra a mão, temos Dolph Lundgren, como o Rei Nereus, Lundgren tem um papel competente.

Aquaman não é um simples filme de origem de super-heróis, a história se passa após os acontecimentos de Liga da Justiça ( Justice League ), aprendemos sobre a origem e o passado de Arthur através de flashbacks, por sinal, muito bem editados e encaixados na história, e assim conhecemos a Rainha Atlanna de Nicole KidmanThomas Curry de Temuera Morrison, os pais de Arthur, tanto Kidman quanto Morrison não deixam a desejar em seus papeis, destaque para a cena em que a paz da família Curry é interrompida. 

Patrick Wilson dá vida a Orm/Mestre do Oceano, o irmão de Arthur, um personagem arrogante e com um plano implacável para mostrar a soberania de Atlântida, Wilson, não é um estranho em adaptações de quadrinhos, tendo interpretado o Coruja na adaptação de Watchmen ( de Zack Snyder ), é um ator focado, trazendo seu olhar sincero para seus personagens, muito bom. E falando de vilões, não podemos esquecer de Yahya Abdul-Mateen II, o grande Arraia Negra, que encontra no filme espaço para sua história de origem, muito bem adaptada por sinal. Destaque para o confronto entre Arthur e o Arraia.

Em um filme repleto de efeitos visuais, a história mergulha no Universo DC, e nos apresenta um mundo nunca antes visto nas telas, os Sete Reinos, suas criaturas, é tudo impecável, em meio a suas inspirações em Star Wars, Indiana Jones e até mesmo Senhor dos Anéis, existe uma sequência no filme que te lembra porque Wan ficou conhecido com um dos grandes nomes do terror da atualidade. A sequências de ação dispensam comentários, ricas em detalhes e grandiosas, como todo filme de super-heróis deveria ser. A técnica utilizada para as cenas submersas, é fantástica. A trilha sonora de Rupert Gregson-Williams, não deixa a desejar, mas não é marcante como a de seu trabalho anterior em Mulher Maravilha ( Wonder Woman ).

James Wan é sem dúvidas um diretor que veio para ficar, depois de mostrar suas habilidades com o terror, se mostra um ótimo diretor de ação e aventura, o que talvez pudesse ter deixado os fãs da DC com o pé atrás, após o fracasso de bilheteria e crítico de Liga da Justiça, Wan traz aos fãs um filme completo, o roteiro bem escrito por Wan e Geoff Johns, deixa pontas soltas para uma sequência, algo que sem dúvidas já era de se esperar. Em meio a muita ação, com cenas muito bem coreografadas, humor, um visual tirado diretamente dos quadrinhos para as telas, o filme também traz uma mensagem ecológica. Aquaman é um dos melhores filmes da DC até agora.

Lembrando que o filme possui uma cena no meio dos créditos finais. 

PS: Depois desse filme, quero ver você sacanear o Aquaman....


Nota 9,5


Nenhum comentário