News!

Crítica - O Irlandês ( Netflix )

homem Aranha

Por Edmo Jr.

Dirigido por Martin Scorsese e baseado em uma história real relatada no livro de memórias de Charles Brandt ( intitulado "I Heard You Paint Houses" de 2004 ), O Irlandês ( The Irishman ) traz a história de Frank "o irlandês" Sheeran, interpretado por Robert De Niro, e seu envolvimento com o crime organizado nos EUA.

Sheeran de De Niro, é um veterano da Segunda Guerra Mundial que se torna matador de aluguel da Máfia Italiana, mas precisamente, da Família Bufalino, da qual se torna braço direito, Sheeran mais tarde se torna sindicalista, graças à sua amizade com o líder sindical Jimmy Hoffa, interpretado magnificamente por Al Pacino. Joe Pesci, outro grande nome no elenco, interpreta Russel Bufalino, que se torna amigo de Sheeran.

Como se já não bastasse o trio De Niro, Pacino e Pesci liderando o elenco, nem é preciso dizer que a química entre os três é excelente. O filme também conta com Harvey Keitel, Bobby Cannavale, Ray Romano e Anna Paquin.

Um dos poucos problemas do filme, e que é remediado com os efeitos visuais e sua ambientação, é justamente não revelar em que época ou década o filme se passa, algo que fica fácil de descobrir algumas vezes, graças aos momentos históricos ocorridos ao longo de pelo menos 4 décadas. Destaque para o excelente trabalho de rejuvenescimento ( e envelhecimento também ) do elenco principal, o filme passeia por pelo menos 40 anos na vida desses personagens, nos mostrando sua ascensão e queda até o fatídico desaparecimento de Jimmy Hoffa. Destacando também a trilha sonora que, em alguns momentos soando familiar, faz qualquer Cinéfilo se lembrar facilmente de Os Intocáveis, de Brian De Palma e a música de Ennio Morricone.

Com uma direção competente e um roteiro bem desenvolvido, Scorsese faz milagre ao conseguir prender a atenção do espectador em um filme de 3:30H ( sim, o filme tem três horas e trinta minutos de duração ). A vantagem de um filme tão longo estreando na Netflix, é que você poderá fazer intervalos e não perder nada.

Com um elenco excepcional e atuações dignas, O Irlandês não se torna tão cansativo quanto pode parecer, mas se você gostou de clássicos como o já citado, Os Intocáveis e Os Bons Companheiros, vai gostar do filme.



Nota 8,0

Nenhum comentário