Peter Jackson, diretor de "O Senhor dos Anéis", compartilha uma sincera homenagem a Ian Holm

Nesta sexta-feira, o mundo soube da morte de Ian Holm, estrela de O Senhor dos Anéis. Holm interpretou o hobbit aventureiro Bilbo Bolseiro na adaptação ganhadora do Oscar de Peter Jackson da trilogia seminal de fantasia de JRR Tolkien. Após a notícia da morte de Holm, Jackson foi ao Facebook para escrever e compartilhar uma homenagem ao ator de 88 anos. Ele contou sua experiência trabalhando com Holm, começando com A Sociedade do Anel, até Holm saindo da aposentadoria para retornar em O Hobbit. Holm havia se aposentado devido aos sintomas da doença de Parkinson. Jackson fez o possível para tornar o retorno de Holm o mais fácil possível para o ator, mas ainda sabia que Holm estava fazendo isso apenas como uma gentileza.
"Mais de uma década depois, esperávamos que Ian interpretasse Bilbo novamente nas cenas de abertura de O Hobbit", lembra Jackson. "Fran e eu jantamos com Ian e sua esposa Sophie em Londres, e ele nos disse que estava muito arrependido, mas não conseguiria. Além do nosso choque, ele confidenciou que tinha sido diagnosticado com a doença de Parkinson, e não conseguia mais se lembrar das falas. Ele tinha dificuldade para caminhar e certamente não podia viajar para a Nova Zelândia. Sempre um homem particular, ele nos disse que basicamente se aposentara, mas não estava anunciando."
"Foi um golpe, porque tínhamos elaborado uma maneira agradável de passar o papel de Ian como o Velho Bilbo, a Martin Freeman como o Jovem Bilbo. Eu descrevi isso para ele, e ele gostou. Eu também disse a ele como minha mãe e um tio sofriam de Parkinson há anos e eu conhecia bem os efeitos da doença."
"Nesse ponto, nosso jantar, que pensávamos que seria sobre nós descrevendo as novas cenas que gostaríamos que ele fizesse, e Ian pensando que seria sobre ele explicando por que ele não poderia fazer isso, de repente se transformou em uma busca por soloções, com Ian, Sophie, Fran e eu tentando descobrir um processo que permitiria que Ian interpretasse Bilbo uma última vez."
"Estamos filmando na Nova Zelândia, mas o que dizer sobre termos vindo a Londres e filmado as cenas dele perto de casa?"
"No final do jantar, ele assentiu lentamente e disse: 'Sim, acho que poderia fazer isso'. Mas eu sabia que ele estava fazendo isso apenas como um favor para mim, e segurei suas mãos e agradeci com lágrimas em meus olhos."
Jackson compartilha muito mais em seu post, que você pode ler na íntegra aqui.

Nenhum comentário