Ron Cobb, designer de "Alien", "E.T." e "De Volta Para o Futuro", faleceu aos 83 anos
Ron Cobb, o aclamado artista conceitual e designer de produção por trás de filmes famosos, como Alien, E.T., De Volta Para o Futuro, e Conan O Bárbaro, faleceu aos 83 anos. Cobb faleceu nesta segunda-feira, 21 de setembro, que também era seu aniversário. Robin Love, esposa de Cobb por 48 anos, relatou que a causa de sua morte foi demência de Lewy, que é o segundo tipo mais comum de demência progressiva depois da demência por doença de Alzheimer. Cobb deixa para trás um legado cinematográfico que inclui muitas peças agora icônicas de memorabilia da ficção cientÃfica, sem mencionar algumas histórias famosas de Hollywood, como quase dirigir o filme que mais tarde se tornaria E.T. de Steven Spielberg.
Ron Cobb nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 1937. Sem nenhum treinamento formal em seu currÃculo, Cobb ainda conseguiu um emprego como intermediário nos estúdios Disney quando tinha 18 anos. Seu talento o levou a ser promovido como artista em A Bela Adormecida, o último filme de animação da Disney que teve suas células marcadas à mão. No entanto, esse rápido sucesso parou após A Bela Adormecida, quando Cobb foi demitido pela Disney em 1957.
Ao longo da década de 1960, Cobb alcançou proeminência e fama como cartunista polÃtico, com seu trabalho ficando alinhado com o Underground Press Syndicate e seus vários jornais. O sucesso como cartunista não pagou todas as contas, porém, e Cobb também teve que aceitar outro trabalho freelance, como desenhar as capas de After Bathing at Baxter's (1967) de Jefferson Airplane e o sÃmbolo Ecology que é usado na Ecology Flag. No inÃcio dos anos 70, ele se mudou para Sydney, Austrália, e trabalhou para várias revistas alternativas.
Foi no final dos anos 70 e nos anos 80 que o trabalho de Cobb invadiu Hollywood. Ele não foi creditado por seu trabalho de projetar as criaturas da Cantina para Star Wars: Uma Nova Esperança, que o levou a trabalhar como um artista conceitual em Alien de Ridley Scott e como designer de produção para Conan. Foi enquanto trabalhava em Conan que Cobb também ajudou a aconselhar Steve Spielberg, que estava filmando Caçadores da Arca Perdida nas proximidades.
Foi sua colaboração com Spielberg que levou Cobb a receber a oferta para dirigir o filme Night Skies de Spielberg. Esse filme foi baseado no relato de 1955 de uma famÃlia de Kentucky que afirmou ter encontrado cinco seres alienÃgenas em sua fazenda. Quando a famÃlia ameaçou processar, Cobb reescreveu a ideia em seu próprio conceito de história, que terminou com um alienÃgena sendo abandonado na Terra. No entanto, o orçamento de efeitos para os cinco alienÃgenas era muito alto, e o filme foi descartado, até que Spielberg o retrabalhou como um filme sobre um menino protegendo um único alienÃgena fugitivo. Como uma espécie de prêmio de consolação, Cobb recebeu uma participação especial em E.T. como médico.
Essa decepção não interrompeu a carreira de Cobb; seu trabalho como designer conceitual em Aliens levou a mais colaborações com James Cameron em O Segredo do Abismo e True Lies; ele foi consultor sobre o DeLorean para De Volta Para o Futuro; trabalhando nos filmes Vingador do Futuro e O Sexto Dia de Arnold Schwarzenegger; e a série de ficção cientÃfica de sucesso de Joss Whedon, Firefly (para citar alguns).
Resumindo: o legado de Ron Cobb sobreviverá muito depois dele. Oferecemos nossas condolências aos seus amigos e familiares.
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para obter mais conteúdo no futuro!
Nenhum comentário