Co-criador de America Chavez fala sobre acordo oferecido para a personagem estar em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
Uma luta de longa data na indústria de super-heróis tem sido os criadores de quadrinhos pedindo compensações mais justas quando os personagens que eles criaram são adaptados para outras formas de mÃdia (por exemplo, filmes, videogames e programas de TV). Agora, outra voz se juntou à causa; Joe Casey, co-criador de América Chavez.
Criada por Casey e pelo artista Nick Dragotta, Chávez, uma jovem super-heroÃna com super força, o poder de voar e a capacidade de pular entre universos, foi apresentada em 2011 nas páginas de Vengeance #1. O personagem passou a aparecer em várias adaptações da Marvel, como a franquia animada Marvel Rising e vários jogos, incluindo Lego Marvel Super Heroes 2, Marvel Strike Force e Marvel Contest of Champions.
Agora, a heroÃna está dando o salto para os cinemas em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, onde será interpretada por Xochitl Gomez. Com o lançamento do filme se aproximando, Joe Casey falou sobre a "ninharia" que lhe foi oferecida pela Marvel para a introdução de seu personagem no MCU.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Casey revelou que, mesmo feliz em ver o legado de Chávez crescer, está decepcionado pelo fato de não ter sido compensado da forma que acha justa por seu papel na criação do personagem.
"A Marvel não me pagou nada por America Chavez, não apenas por aparecer na sequência de Doutor Estranho, mas em vários episódios de TV animados, pelas inúmeras figuras de ação que fizeram dela, pelos videogames em que ela apareceu. [... ] Eles parecem estar bem com isso."
O criador então disse ao THR que não está tentando iniciar uma disputa pelos direitos dos personagens, pois entende que a heroÃna pertence à Marvel, ele está simplesmente tentando obter mais respeito pelos criadores de quadrinhos: "O fato é que a Marvel é dona de America Chavez. Isso não está em discussão em nenhum nÃvel, mas ainda existem falhas sistêmicas na maneira como os criadores não são respeitados nem recompensados."
Casey disse ainda que procurou a Marvel quando soube que America Chavez seria usada em Multiverso da Loucura. A empresa teria enviado a ele um acordo de personagem juntamente com uma oferta de compensação monetária, mas ele recusou, chamando-o de "insulto de uma oferta". Ele explicou que não está interessado em dinheiro, mas em abrir caminho para que as futuras gerações de criadores sejam mais bem pagas por seu trabalho: "Para mim, não se trata de dinheiro. Não se trata nem de respeito. Eu nunca esperaria ser respeitado por uma corporação. [...] Se estou em uma posição em que posso me dar ao luxo de não aceitar o insulto de uma oferta e poder falar sobre isso, talvez o próximo cara onde esse tipo de dinheiro possa mudar vida, teria uma chance justa de receber esse dinheiro."
Segundo o THR, uma fonte da Marvel afirmou que as negociações com Casey sobre o pagamento de America Chavez ainda estão acontecendo. Ele, no entanto, sente que a empresa está parando.
Nenhum comentário